domingo, 4 de janeiro de 2009

O mundo movido por imagens!

Antes de qualquer coisa gostaria de dedicar essa postagem pra minha mãe já que me perguntou se eu sabia que o teclado era digital puts !

Olaaa,

Aqui estou eu de volta. Desta vez irei dar alguns exemplos da linguagem hipermidiática que está à nossa volta. Tendo como referência, o texto “A linguagem hipermidiática”, utilizarei desta, a minha pesquisa. Em base nisso, tenho 2 exemplos ligados à cultura digital. O primeiro deles, seria o filme “Babel”, do cineasta mexicano Alejandro González seria um exemplo como o do filme Kill Bill, não por referência digital, mas pela não-linearidade do filme (uma das qualidades da hipermídia) essa não-linearidade se dá devido ao fato de as cenas do filme nao corresponderem com uma sequência, ou seja, não há uma sequência linear nesse filme, mas em compensação vemos que todas as cenas, por mais “misturadas” que elas estejam, se completam. O que faz a beleza e inteligência desse filme, é justamente essa fantástica passagem de cenas, com a qual se relacionam. Outro exemplo como esse, pode ser o filme “Crash, no limite”, do diretor Paul Higgis, que utiliza o mesmo artifício de mistura de cenas, dando todo um ar misterioso que se entrelaça no final.

Mas, não há só a não-linearidade que se relaciona com a hipermídia, há tambám a utilização de meios digitais, dando um ar de futurismo no filme. E como exemplo de filme “virtual”, há o filme “A Ilha”, de Michael Bay, tendo como tema principal desse filme a ciência. E a partir desse tema, há os conceitos de comandos digitais, onde todos os personagens são movidos por meio digital (cada qual com sua referência).

———————————————————————————————————–

Por mim: Claudio Renato

Mas não são só os filme que ulilizam artificios hipermidiáticos, a partir desse estudo, pude compreender o meio digital a nossa volta. Com isso, tenho como exemplo a campanha televisiva da “globo.com”, onde nessa propaganda mostra uma pessoa clicando em teclas digitais (como mostra a foto), toda essa tecnologia seria para mostrar o site da globo.com; que com ele vc poderia assistir jogos e tudo aquilo que você não teria visto na tv, na tela do computador. Infelizmente não consegui complementar a pesquisa mostrando essa campanha para vocês, mas continuarei procurando e se possivel colocá-la no blog.

teclado digital, foto:

teclado-virtual.jpg

Nenhum comentário: